Aqui vão algumas dicas para seu cão não ter problemas de coluna:
Piso liso: As pessoas geralmente esquecem que os cães e gatos foram feitos para andar na terra, grama, mato e nas nossas casas o piso acaba sendo extremamente liso pra eles.
Essa instabilidade gera efeitos nocivos irreversíveis para eles, sobrecarregando a coluna e as articulações .
As vezes cito como exemplo experimente dar uma volta e correr, frear, dar meia volta de meia na sua casa e veja como se torna difícil se manter estável.
O uso de meias nos cães e ruim por que eles transpiram pelos coxins interdigais (aquelas almofadinhas das patinhas) e o uso desses sapatinhos não deixa a transpiração ser equilibrada.
A melhor coisa a ser feita e colocar passadeiras e tapetes pela casa toda, principalmente nos corredores e aonde ele mais fica.
Excesso de peso: O excesso de peso gera diversos problemas para seu pet, aqui estamos falando dos articulares, mas existem muitos outros.
Os animais ficam sobrecarregados com o excesso de peso a vida toda, essa sobrecarga vai forçando mais as articulações que foram feitas para um peso normal. O excesso de peso acaba causando uma sobrecarga articular gerando desgaste maior e mais precoce, levando dores e a degeneração que na maioria dos casos se torna irreversível .
Pulos: Geralmente deixamos nossos cães ficarem pulando da cama pro chão, do sofá pro chão, isso também causa uma sobrecarga enorme nas articulações e na coluna, alguns animais ainda tem o sobrepeso pra piorar a situação, mesmo sem o sobre peso, as vezes peço para o proprietário comparar quantas vezes a altura do cão ele salta para a cama (2x ? 3 x?) e peço para que imagine essa altura para os humanos saltando muitas vezes no dia, duas a três vezes nossa altura para ter uma noção similar das possíveis lesões a serem causadas.
Muitas pessoas me perguntam por que os cães não tinham problemas de coluna antigamente, digo que existem diversos motivos, mas que dois deles são mais dignos de nota, o primeiro e que o cão ficava no quintal onde tinha piso áspero (rústico) correndo, andando, latindo, tinha musculatura mais forte, (principalmente a musculatura paravertebral e abdominal)
O outro motivo e que os cães estão vivendo por mais tempo, antigamente os cães viviam menos, mesmo os de raça pequena .
Escadas:Outro grande causador de problemas articulares dos cães acaba sendo a escada. A arquitetura óssea dos cães não foi feita para subir e descer escadas (nem a nossa). Alguns proprietários me relataram que levavam seus cães para se exercitar subindo e descendo escadas, NUNCA façam isso !!!!!